O autoconhecimento nunca foi tão necessário para o ser humano quanto agora.
Se você não sabe quais são suas características, sua personalidade, as dores registradas no seu corpo, como seu cérebro e biologia interagem em você, dificilmente vai conseguir ter paz interior.
A ansiedade é uma das consequências da falta, pois a pessoa vai ansiar por ter segurança fora, quando não conhece suas ferramentas internas, facilidades que tem e dificuldades que precisa trabalhar, se distraindo com coisas que não tem controle, por não ter informações melhores internas para conduzir sua vida.
É como comprar um carro e não ter nada respeito das opções que aquele carro que vai dirigir possui. Poucos lêem o manual de instrução deste carro, mas o básico precisa saber, por exemplo se é automático ou manual, qual combustível pode utilizar, quando precisa trocar de óleo, se tem luz de neblina ou não e aonde está e por ai vai.
Outro exemplo é como comprar uma caixa surpresa, sem saber o que tem dentro. Você não sabe se é algo bom ou ruim até abrir e entender o que é, para que serve, como usar e quais as consequências de possuir aquela caixa
Assim é um ser humano que não se conhece.
Uma vez que você não sabe como funciona, fica díficil direcionar suas escolhas e no medo age por impulsidade pelo modo de funcionamento do cérebro humano que busca a sobrevivência, como na época das cavernas, ataque/defesa ou neutralidade ( não sabe como agir - então paralisa - finge de morto), buscando maior prazer, conforto com menor esforço.
E neste mar de opções aonde o ser humano pode tudo, fica díficil escolher diante de tantas opções e paralisa, buscando gurus, mestres, orientadores que lhe determinem o que fazer. Aqueles seres humanos mais emotivos, competitivos ou que não tem disciplina são as maiores vítimas desta falta de conhecimento e facilmente manipuláveis, pois precisam de aprovação, de palco ou de perfeccionismo.
Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar no autoconhecimento, todas passam por terapia e mudança de hábitos.
Aqui no Manawau sempre falamos com o lado adulto do ser humano, que não é incentivado a ter maturidade emocional, buscando demais o conforto com pouco esforço e muito resultados, como não consegue isto, acaba se distraindo com outras coisas, achando que tem o tempo todo do mundo.
Só que o tempo vai passando, as cobranças da vida vem e com isto a sensação de vergonha de tempo perdido se instala e o desalento vem.
Outra lado é aquele pessoa que foi fazendo tudo como era esperado pelos outros, passando anos da vida no esforço de manter aquela expectativa como foi idealizado, a fim de não decepcionar o grupo que pertence seja familiar, social, religioso ou profissional e se vê infeliz por ter delegado sua vida por tanto tempo, mas como não se conhece para ter segurança de traçar novos caminhos, continua naquela insatisfação e sofrimento, até adoecer mental, emocional e fisicamente. Quando adoece pode mudar radicalmente ou anestesiado, sucumbir até a morte.
Conheça nossas terapias, além de cuidar de ter o corpo e a mente em movimento.
Link abaixo das técnicas que fornecemos.
https://www.manawau.com.br/terapia-breve
Comentários
Postar um comentário